ações

Ações da ENGIE, vale a pena investir?

Ações da ENGIE, vale a pena investir?
Junte-se a mais de 45.000 pessoas

Entre para a minha lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Todo mundo sabe que a bolsa de valores brasileira tem uma boa diversificação de empresas que atuam em vários segmentos e setores diferentes. Você conhece esses setores? Conhece as ações da ENGIE?

Nesse sentido, um dos setores que mais chama a atenção dos investidores é o setor elétrico em que empresas como Engie Brasil, Energias do Brasil e Taesa se destacam entre as mais conhecidas do segmento.

Então, hoje resolvi falar um pouco sobre a ENGIE Brasil, uma das maiores empresas do setor elétrico brasileiro. Será que vale a pena comprar ações da ENGIE? O que eu penso sobre a empresa?

Alguns investidores certamente já conhecem a empresa, contudo é importante buscar informações adicionais para entender como funciona a ENGIE Brasil e o seu modelo de negócio.

Assim, como em todo processo de análise de uma empresa, vamos conhecer um pouco mais sobre a ENGIE Brasil e sobre o seu modelo de negócio.

Só pra esclarecer, estou compartilhando o meu racional sobre a empresa, e NÃO é uma indicação de compra e venda, está bem?

Conhecendo um pouco da ENGIE Brasil…

O que é a ENGIE Brasil Energia? Como a empresa ganha dinheiro?

A ENGIE Brasil é uma empresa do setor elétrico que foi fundada em 1998. A principal sede da empresa no Brasil fica em Florianópolis – SC.

Atualmente, a ENGIE Brasil Energia S.A. é a maior produtora privada de energia do Brasil. A empresa atua diretamente na comercialização de energia.

A saber, a empresa é controlada pelo grupo franco-belga ENGIE que é um dos líderes globais de produção independente de energia.

Só para ilustrar, o grupo ENGIE atua em mais de 70 países e tem forte representatividade no fornecimento de serviços de energia e gás natural.

Figura 1: Logomarca da ENGIE
Fonte: Site institucional da ENGIE (2020).

Nos últimos anos, a ENGIE vem expandindo suas atividades no setor de transmissão de energia e uso de novas fontes de geração de energia com investimentos em energias renováveis.

Nesse contexto, no ano de 2017, a ENGIE Brasil Energia ingressou no segmento de transmissão de energia quando adquiriu ações da ENGIE Geração Solar Distribuída.

Recentemente, a empresa entrou no mercado de gás natural brasileiro ao adquirir participação na Transportadora Associada de Gás (TAG).

Assim sendo, é possível notar que a ENGIE é uma empresa em franca expansão dentro do setor energético.

O parque gerador de energia da ENGIE Brasil

De acordo com o relatório trimestral da empresa (primeiro trimestre de 2020), a ENGIE Brasil Energia operava com um parque gerador de energia com capacidade de geração de aproximadamente 10.431 MW (Figura 2).

Parque gerador da ENGIE - 1T 2020
Figura 2: Parque gerador da ENGIE – 1T 2020.
Fonte: Release de Resultados da ENGIE Brasil (1T 2020).

Além disso, um outro ponto que destaco é a diversidade de tipos de usinas produtoras de energia dentro do parque gerador da empresa.

De acordo com o release de resultados do primeiro trimestre de 2020 e o site oficial da empresa, a ENGIE Brasil possui os seguintes tipos de indústrias geradoras de energia:

  • 11 usinas hidrelétricas;
  • 2 usinas termelétricas;
  • 3 usinas de geração de energia através de biomassa;
  • 38 usinas eólicas complementares;
  • 2 usinas solares complementares;
  • 2 centrais hidrelétricas;

Como resultado, a ENGIE Brasil prioriza a geração de energia através de fontes renováveis, sendo que aproximadamente 85 % da energia gerada vem desses tipos de fontes geradores.

Por consequência, o parque gerador de energia da empresa tem se expandindo progressivamente, atingindo cerca de 6,5 % do mercado brasileiro de energia elétrica.

Quais as vantagens competitivas da ENGIE Brasil Energia?

A principio, a empresa possui uma série de vantagens competitivas que colocam a ENGIE Brasil numa posição de destaque no segmento de geração de energia.

Desse modo, as principais vantagens competitivas da empresa estão listadas a seguir:

  • Atuação em setor estratégico para o desenvolvimento do país – a energia elétrica é fundamental para a produção industrial e demais atividades cotidianas;
  • Ser a maior empresa no setor que atua – Por ser a líder de mercado, a empresa pode buscar novas oportunidades de negócio;
  • Inteligência nas operações comerciais – Portfólio de vendas baseado em clientes de diferentes setores e distribuidoras;
  • Previsibilidade do fluxo de caixa – Contratos de energia indexados à inflação;
  • Desempenho operacional otimizado – a empresa usa indicadores de qualidade para padronizar suas operações;
  • Estabilidade financeira – forte geração de caixa e resiliência no macro-cenário econômico;
  • Melhores práticas de governança – profissionais altamente qualificados na tomada de decisões pensando nos acionistas da empresa.
  • Sustentabilidade – investimento em fontes renováveis de energia, o que vai de encontro às políticas ambientais propostas pela legislação.

Antes de prosseguir, é possível ver claramente que a ENGIE Brasil tem uma série de pontos positivos. Então, no meu racional, eu já pensaria em analisar os dados econômicos da empresa para saber que se valeria a pena ou não comprar ações da ENGIE.

Então, vamos analisar um pouco da empresa na bolsa de valores!

Um pouco sobre as ações da ENGIE na bolsa de valores…

A ENGIE é uma empresa que teve seu IPO na bolsa de valores no ano de sua fundação, em 1998. A empresa é classificada no segmento de novo mercado junto a B3, assumindo voluntariamente políticas de governança corporativa.

A ENGIE Brasil tem classificação setorial na B3 como segmento de utilidade pública e subsetor de energia elétrica.

As ações da ENGIE são negociadas somente na forma de ações ordinárias, tanto em lotes sob o ticker EGIE3, quanto no mercado fracionário sob o ticker EGIE3F.

As ações da ENGIE apresentam um tag along de 100 % e um free float reduzido de 21,3 %.

De acordo com o site da B3, o total de ações circulantes da ENGIE Brasil (EGIE3) negociadas em mercado é superior a 254 milhões de ações.

Ademais, em relação aos dividendos da EGIE3, a empresa tem uma política muito transparente com seus acionistas.

Ou seja, em seu site institucional, a ENGIE Brasil define sua política de distribuição de dividendos da seguinte maneira:

  • Dividendo mínimo de 30 % do lucro ajustado;
  • Payout mínimo de 55 % do lucro líquido ajustado;
  • 2 pagamentos de proventos anuais.

Ainda assim, na data base de 25 de junho de 2020, a ENGIE Brasil distribuiu nos últimos 12 meses, aproximadamente, R$ 1,63 de dividendos por ação, de acordo com o site Status Invest.

Vale a pena comprar ações da ENGIE?

Então, na minha opinião, a ENGIE Brasil é uma das melhores empresas do segmento de energia elétrica da bolsa de valores.

Acima de tudo, a visão de mercado, as vantagens competitivas e o investimento maciço em políticas de sustentabilidade fazem com que a ENGIE Brasil seja uma empresa muito diferenciada em seu setor.

Dessa maneira, todo investidor de longo prazo deveria investir na ENGIE Brasil, desde que isso faça sentido no seu racional.

Portanto, vale a pena sim comprar ações da ENGIE Brasil.

Se você tem interesse em saber mais sobre outras empresas, tenho artigos no blog que falam sobre a WEG, Grupo Fleury e a Camil Alimentos.

Assim sendo, me diz se você tem a empresa em carteira? O que acha do modelo de negócio da empresa?

O que acha do segmento que ela atua?

Então, me diz aí se você gostou do post? Curta, compartilhe e deixe sua opinião!

Abraços!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “Ações da ENGIE, vale a pena investir?”

MARCELO AZEVEDO DUARTE

Parabéns pelo diferencial de apresentação dos conteúdos, bastantes enriquecidos em informações, claro, didático e objetivo.