CDB – O que é? Como Funciona? Como escolher o melhor?

CDB significa Certificado de Depósito Bancário e funciona como uma renda fixa do tipo crédito privado, oferecido por bancos.

Resumindo tudo ao pé da letra, você empresta dinheiro ao Banco que por sua vez empresta aos seus clientes. 😉

A rentabilidade oferecida, por diversas vezes ultrapassa investimentos mais tradicionais como Tesouro Direto e a própria poupança, ela depende de quanto o banco escolhe pagar para você.

O valor de retorno é definido já na assinatura do investimento e pode variar dependendo de alguns fatores, valor total aplicado, tempo para retirada e até o banco tomador do crédito.

Alguns pontos devem ser pesquisados ao decidir investir em um CDB para que você não caia em uma armadilha.

O que é CDB?

Como já falamos acima, CDB é emprestar dinheiro para os bancos.

Você já precisou tomar do banco o cheque especial? Financiou seu carro através do banco? Tomou crédito direto por ser correntista?

Nestes tipos de crédito, o banco toma emprestado dinheiro de terceiro para emprestar aos seus clientes, desta forma mantém seu capital ao custo de “ganhar menos” com o empréstimo.

Mas Rodrigo: O banco ganha 300% ao ano e me paga apenas 10%? Isso não é justo!

Eu prefiro receber 10%aa a 5,5%aa em outros investimentos.

Esta imagem que encontramos no site da Vérios resume o padrão utilizado em CDBs, assim conseguimos entender de forma mais simples.

cdb

Como funciona o CDB?

A rentabilidade do CDB é confirmada na hora da contratação, seja em porcentagem ajustado conforme uma taxa maior ou também algo já pré-estabelecido no total.

Grande parte dos CDBs é atrelada a CDI, que por sua vez, conforme mencionado no Blog do nosso parceiro André Bona (em breve aqui também):

São títulos que surgiram por volta da década de 1980 e que representam os empréstimos diários feitos entre as instituições financeiras para equilibrarem o seu caixa. O dinheiro arrecadado desses empréstimos é usado para custear os produtos (financiamentos ou empréstimos) dos bancos.

Para saber se a quantidade de dinheiro que possuem se equivale à quantidade do que emprestam, os bancos utilizam uma métrica conhecida como Índice de Basiléia.

Resumindo a união entre CDB e CDI é que, se no ano a CDI foi 10% e você tem um CDB que rende 90% da CDI no mesmo período de tempo, você teve um rendimento de 9%.

#simplesassim  😎

CDB Prefixado

Para os investidores com mais tempo para alocar seus investimentos, existe uma opção ainda mais atrativa. O Prefixado!

O diferencial deste tipo de CDB é exatamente ele já ter o retorno no período de tempo fixado no momento da assinatura.

Algumas vezes você vai encontrar investimentos como da imagem abaixo, que fixam uma porcentagem de retorno ao ano sem atrelar a nada e depender de ninguém. Se o retorno é de 10% para 365 dias de investimento, no final destes dias você vai retirar o valor exato ao retorno prometido.

O lado bom deste investimento é que geralmente tem uma rentabilidade maior.

O lado negativo é que para estas rentabilidades maiores, exige quase todas as vezes 3 ou 5 anos de dinheiro investido.

CDB Pós-fixado e Inflação

Estes sãos os menos comuns hoje em dia, com oportunidades maiores em outros tipos de investimentos todo investidor acaba procurando e encontrando novas oportunidades, principalmente que não dependam da economia ou governo.

Geralmente os CDBs atrelados a inflação são demostrados com IPCA + porcentagem.

Exemplo: IPCA+4%, IPCA+2,5%.

Como escolher o melhor CDB e qual a segurança deste investimento?

A segurança de quase todo CDB é garantida pelo FGC como em quase toda renda fixa no Brasil.

E importante você procurar saber se a sua opção de investimento está ou não garantida pelo FGC, desta forma, se o banco ou empresa investida falir ou tiver problemas com o pagamento, temos o fundo garantidor que nos permite recorrer e recuperar nosso investimento com o retorno.

Quanto a escolher o melhor investimento, você precisa tomar partido do que vai querer investir e como vai querer fazer isto.

Os pensamentos principais estão relacionados ao tempo que pode ficar sem o dinheiro para que encontre a melhor taxa de retorno e também a quantidade que vai investir. Tendo estas duas respostas em mãos, você consegue encontrar oportunidades valiosas de retorno sobre o seu investimento.

Investir em CDB é uma oportunidade de ouro para quem está procurando uma oportunidade de renda fixa segura e rentável.

FIQUE ATENTO: Deposite em CDB apenas o dinheiro que você pode ficar sem durante o tempo exigido de investimento.