Dízimo. Sim eu dou, Quer saber o porque?

Bom, antes de mais nada, sim eu sou cristão e sim eu dou meu dízimo todo mês.  😉

Também sim, sou um Economista e procuro não colocar meu dinheiro em lugares onde não vou ter nenhuma rentabilidade ou lugares que vão me render pelo menos bons juros.

Essa questão, relacionada ao dízimo é uma das perguntas que eu mais respondo nas minhas redes sociais, porém, para mim ela tem um significado básico: Princípios!

Você não pagaria seu plano de saúde simplesmente porque não rende juros?

Você não compraria uma roupa para sua esposa em uma data comemorativa porque este mesmo valor não irá retornar um tempo depois corrigido com juros?

Não estou igualando o pagamento de um princípio bíblico com planos de saúde ou roupas, simplesmente levo as pessoas a pensarem os motivos que fazem isso.

Você paga um plano de saúde para estar mais seguro em situação complicadas.

Compra uma roupa de aniversário para sua esposa porque a ama. (Ou apanharia caso não comprasse 😆 )

Eu simplesmente dizimo pois entendo que manter a igreja que eu participo é um dos princípios bíblicos mais sérios e mais completos que existem.

Existem pastores ladrões? SIM

Existem ministros de louvor que se vendem por dinheiro e se tornam apenas mais um na multidão? SIM

Da mesma forma que existem padres pedófilos, políticos honestos e presidiários inocentes.

O que a Bíblia fala sobre o Dízimo?

Está escrito na Bíblia, em Levíticos 27:28-33:

“O Dízimo, isto é, a décima parte de tudo que é produzido, pertence a Deus e é consagrado a Deus”

Na época bíblica, tudo que era produzido como Gado, Folhas, Plantações tinha que ter sua parte como oferta, esta parte é os 10% do dízimo que utilizamos ainda hoje.

Antigamente, os templos recebiam mantimentos e hoje em dia isso se mantém, todo o dízimo serve para manter Instrumentos, Salários do Pastor (Quando ele trabalha na Igreja Integralmente), Custos da Igreja como Energia e Água e todo custo que a instituição venha a ter.

Basicamente, por acreditar naquilo que está sendo feito dentro da igreja, que os membros ofertam 10% do que ganham, como agradecimento pelo dom da vida e por tudo que recebemos diariamente.

Sim, você ainda pode não entender como eu, uma pessoa que fui instruída e treinada para economizar, investir e fazer o dinheiro render, pode dar dinheiro para os “pastores”.

Antes de tudo, todo pastor que trabalhar integralmente na Igreja merece e deve receber um bom salário, caso não tenha conhecimento, o trabalho de um pastor é muito mais sujo e trabalhoso que qualquer outro.

Não estou aqui para explicar o porquê cada pastor deve receber certa quantia, apenas quero ressaltar e honrar aqueles que fazem o trabalho com dignidade.

Meu envolvimento com a Igreja e o Dízimo

Talvez você esteja lendo este conteúdo apenas para encontrar uma forma de debater com os amigos que também dizimam, quero pedir que não continue.

Ao contrário do que está buscando, eu apoio e ensino a dizimar.

Dizime para uma igreja séria ou qualquer outra instituição.

Dizimar nada mais é que ajudar o próximo, e caso você não saiba, muitos livros financeiros e fórmulas de crescimento e riqueza saíram de teorias bíblicas daquilo que os reis praticavam.

Eu sou filho de Pastor e estou na Igreja desde que me conheço por gente, mais de 25 anos.

A Igreja está muito mais dentro do que mim, do que eu dentro dela.

Já cantei na igreja, toquei e ministrei a palavra, sei como tudo funciona e especialmente para este artigo, para onde vai cada centavo.

Atualmente, na igreja que faço parte, temos apenas um pastor presidente e toda uma diretoria, este pequeno grupo de até 15 pessoas de diversas áreas que tomam as decisões pela Igreja, antes que pense qualquer coisa, apenas o pastor recebe um salário, os demais participantes não.

Meu pai ganha um salário de aproximadamente 2 salários mínimos e 20 litros de combustível por semana. Esta ajuda com combustível acontece para que ele possa visitar e estar presente quando membros da igreja precisam, e acredite se quiser: esta quantidade não dura uma semana.

Meu pai foi ordenado pastor no ano de 2015.

Nós temos duas empresas familiares, uma Oficina Mecânica e uma Auto Peças, utilizei estas duas informações nesta sequência para que não aconteça de já pensar que tem tudo porque ganha dinheiro da igreja. Hoje quem toma conta das empresas somos eu e meus irmãos basicamente juntos com minha mãe e meu pai trabalha na Igreja.

Voltando ao assunto, nós temos uma vida sim muito boa e talvez de classe média alta, mais isso acontece porque sim, trabalhamos muito e dizimamos desde sempre, praticamente 25 anos.

Um bom tempo para ser abençoado!  😎

Porque eu dizimo?

Simplesmente porque eu posso.

E  essa não é uma resposta boba com uma vontade se ser engraçado, eu poder dizimar quer dizer que tenho algo e que posso ajudar mais pessoas com a décima parte daquilo que eu ganho.

Ofertar e dizimar na igreja é algo que deve ser feito com amor e principalmente confiando naquilo que será feito com o dinheiro.

Eu poderia falar para você NÃO dizimar se não se sente bem “dando dinheiro ao seu pastor”, porém, como dar o dizimo é algo bíblico, você precisa mesmo e procurar outra igreja e outro pastor.

Não importa onde estiver, dizimar você precisa!

Com a minha e muitas outras ofertas e dízimos, já conseguimos resgatar crianças abandonadas no Iêmen, conseguimos comprar tirar Viúvas das ruas na Índia, que são abandonadas nas ruas assim que perdem seus maridos e também conseguimos abrir poços artesianos em aldeias afastadas na África.

Para saber mais sobre estes casos, acesse o site da MCM, uma agência missionária que ajudamos.

É para isso e por isso que eu oferto, levar a frente aquilo que o Senhor nos ensinou enquanto estava na terra.

Pode ser que você ainda não aceite o fato de que eu, alguém que poderia investir esse dinheiro e me tornar ainda mais rico possa ajudar pessoas com necessidades maiores que as minhas a sobreviver a uma humanidade podre e atrasada.

DESCULPA EU SOU ASSIM, UM SER SEM CORAÇÃO!  😈

Chega de BláBláBlá

Você ajuda alguém na sinaleira dando algumas moedas ou quem sabe um kg de alimento quando alguém pede para você em casa?

Basicamente você faz o mesmo que eu, porém, você faz do seu jeito e eu faço do meu.

No dia que aqueles que criticam pararem de falar e procurar saber para onde vai cada centavo investido em uma igreja correta que faz aquilo que deve ser feito, eles entenderão.

Posso dizer uma coisa? Pode até parecer mentira…mas: Já ganhei uma boa grana fazendo operações DayTrade, negócios de empresas que criei e vendi.

Ver uma foto como essa, da MCM, é algo sem tamanho. Saber que o seu dinheiro está naquilo ali faz você olhar a vida por outro ângulo.

dizimo

No final do ano passado, juntamos 10 mil reais em um final de semana e enviamos para a MCM, que estava precisando enviar para crianças abandonadas em situação de risco, dias depois recebemos fotos como essa, será que todo dinheiro do mundo paga saber que você salvou vidas de crianças inocentes?

Eu simplesmente optei em falar sobre dízimo aqui no meu blog, porque recebo diariamente perguntas sobre essa questão, de pessoas querendo saber o meu pensamento sobre isso e mesmo achando totalmente sem nexo, eu acabo respondendo.

Conheço igrejas sérias que ao invés de fazer programas de TV e vender caneta ungida para assinar cheque fazem um trabalho inimaginável.

Ser cristão basicamente é seguir aquilo que Cristo fez enquanto estava na terra, ele simplesmente amou o mundo como ele estava e espalhava o amor por todo canto.

Sim, o valor que eu dizimo talvez eu poderia aumentar meu capital em 10% de tudo que já coloquei, mais isso não me fez e não vai me fazer falta.

Por outro lado, eu sei o bem que esse valor tem feito para outras pessoas em todo canto do Mundo.  😎

Você é contra o dízimo? Ajude de qualquer outra forma!

  • Muito bem colocado sua opinião sobre o DÍZIMO (10 parte de todo o ganho) não somente parte dos ganhos.
    Gostaria de complementar algo a mais sobre o porque dizimar, na verdade um testemunho:
    Certa vez eu comprei uma bicicleta e por negligência ou simplesmente para que Deus pudesse provar a minha família e a mim mesmo sobre o dizimar.
    O valor da prestação da bicicleta ficou bem acima das minhas possibilidades financeiras, pois ganhava um pouco mais de um salário por mês, ao chegar em casa, minha esposa ficou muito zangada e mandou que eu devolvesse a loja, pois não teríamos como pagar as prestações, voltei a loja que ficava na outra cidade, uns 15km + ou – chegando na loja, conversei com vendedor e ele me disse que não poderia aceitar de volta a bicicleta, disse que já tinha emitido a nota fiscal e que para cancelar a nota eu teria que pagar um terço do valor da bicicleta, isso daria quase 3 prestações da bicicleta, resumindo, voltei para casa e orei a Deus, pedi que me perdoasse pela minha negligência e que confortasse os ânimos de minha esposa, pois ela ficou muito furiosa com o acontecimento.
    Então quando finalmente chegou o dia do pagamento, reservei o dízimo e o levei a igreja e com o restante do salário , pagamos as contas, como o aluguel e o mercado, luz e água e outras contas e para minha surpresa sobrou para pagar a prestação da bicicleta e ainda sobrou.
    O que quero dizer é que dizimar é muito além de ser um mandamento bíblico e sim uma prova de fé e de amor por Deus e seus cuidados conosco.
    É muito simples, as pessoas que se dizem contra o dizimar, que fazem a prova então verão quão grande e maravilhoso é Deus, não Deus não precisa de esmolas, isso é uma prova de fé e de amor pela obra de Deus.
    Que te abençoe e te dê a paz meu irmão.

    • Rodrigo Colombo

      Vilmar, antes de tudo, muito obrigado pelo seu comentário.

      Com toda certeza dizimar está além de um mandamento, se trata de fé. Deus sabe de todas as coisas e de todas as formas ele é bom e conhece o nosso coração.