Fundos Imobiliários

Fiis ou Ações? Qual o melhor investimento?

Fiis ou Ações? Qual o melhor investimento?
Junte-se a mais de 45.000 pessoas

Entre para a minha lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Talvez eu não seja a melhor pessoa para você fazer essa pergunta, afinal se tem algo que gosto de falar, investir e ensinar é sobre fundos imobiliários. Mas vamos lá, qual o melhor investimento? Fiis ou Ações?

Vale dizer que os dois são igualmente bons?

Talvez eu possa até adicionar uma terceira opção, Renda Fixa talvez?

Eu sou o tipo de pessoa que torço para que todo Brasileiro comece a investir, para que todo Brasileiro tenha “um troco” guardado no banco ou em qualquer outro canto.

Investir é investir, se a gente fizer bico sempre que alguém diz que investe em Renda Fixa estamos quase que dizendo que se não for Renda Variável não rola investir?

Voltando ao assunto…

Fiis ou Ações?

Eu prefiro FIIs pela premissa básica de que eles trazem um fluxo de caixa continuo que você não encontra em qualquer outro investimento na renda variável, você basicamente tem o fluxo da renda fixa com a volatilidade da renda variável.

Além do fluxo, podemos lembrar também da forma de distribuição dos Fiis?

Todo fundo imobiliário é obrigado por lei distribuir o mínimo de 95% da renda todo semestre, em resumo, isso diz que ele pode receber em janeiro dos inquilinos 100 reais e distribuir para os cotistas somente 50%.

Mas em junho, somando os 6 meses se ele teve 500 de renda ele será obrigado a entregar 475.

Isso dá uma tranquilidade bem grande, mesmo que as ações tenham a Lei das Sociedades Anônimas que limitam os dividendos a pelo menos 25%, a mesma lei diz que isso pode ser alterado no estatuto da empresa, ou seja, se lá no estatuto estiver que a empresa não é obrigada a pagar nada, o sócio não tem como reclamar.

Isso é opcional.

Isso finaliza o papo sobre qual dos dois é melhor, Fiis ou Ações? Não, com toda a certeza não…porque se fosse melhor simplesmente e pronto eu não teria ações na carteira e atualmente eu tenho 50% da carteira alocada em ações exatamente pelo motivo principal das ações.

SOBE E DESCE!

fiis ou ações

A imagem acima é um print do Kinvo, onde gerencio minha carteira.

Você percebeu que “tenho mais ações” que fundos imobiliários?

E se eu te disser que nos últimos 2 anos eu comprei 98% dos aportes em FIIs e somente 2% em Ações?

Mas dentro das minhas ações tenho papéis que rendem 1000%, outros até mais.

Mas Rodrigo, você tem 8mil% na Magazine Luiza é óbvio que Ações são melhores, ações valorizam mais.

É, talvez sim…tenho algumas exceções de ações que valorizaram demais por N motivos. EQTL, SQIA e MGLU especialmente porque estão na imagem acima, foram fora da curva se você olhar o gráfico dos últimos anos.

Mas os Fiis acabam não perdendo por tanto se a gente olhar a média e pensar no fluxo de caixa que eles geram.

fiis ou ações

Agora que já mostrei vários NUDES acima, voltamos ao assunto central do artigo em questão, Fiis ou Ações?

Eu acho que o melhor é a união das coisas.

Voltamos para 2009

Quando iniciei comecei pelo ABCP e comprei apenas FIIs por uns bons 3~4 anos, trabalhava bastante e era só o que eu fazia da vida, comprar FIIs.

Depois desse período eu vi uma ação de uma tal empresa de Energia que por alguns problemas tinha lucrado menos e fez as ações caírem bastante.

Foi então nesse ponto que eu pensei o que grande maioria de vocês pensa. (Sei disso porque recebo 30 perguntas como essa por semana)

E agora, começo a comprar ações?

Falei com um amigo da família que me apresentou a bolsa de valores e ele disse: Invista o que tu ganha com os fiis em açoes, pelo menos tu não colocou dinheiro, foram os FIIs.

Óbvio que eu estava colocando dinheiro, os Fiis me pagaram e agora era meu…mas realmente fazia sentido na questão psicológica, EU NÃO COLOQUEI DINHEIRO LÁ DO MEU BOLSO.

Então foi o que comecei a fazer, comecei a comprar ações com o dinheiro que recebia dos fundos imobiliários, comprei EQTL por um bom tempo ainda depois da compra porque era a única que eu sabia que lucrava e fazia sentido.

Me tornei fã número 1 da empresa. 🤣🤣

E agora que contei mais essa historinha com alguma ação da BOLSA. Voltamos para concluir o artigo. Fiis ou Ações?

Os dois, literalmente os dois e de preferência os 3, incluindo Renda Fixa Nessa Baguncinha.

Quem paga as suas contas é você. Quem precisa saber até onde pode arriscar é você, o risco é todo seu e a responsa também. Então assuma as rédeas da parada e faça o que precisa ser feito.

Ambos investimentos são ótimos, tudo vai depender a forma que você irá otimizar a sua forma de investir, se vai comprar um ou outro.

A única dica que eu preciso dar é, se for sair da FIXA para VARIÁVEL, não venda seus títulos e passe para o outro lado, continue com sua renda fixa mas passe a comprar ações e fiis com dinheiro novo, dinheiro do salário, dinheiro da renda extra.

Fiis e Ações Valorizam pra Caramba

Mesmo que alguns investidores de ações digam que não, saiba que seus fiis irão valorizar, o patrimônio irá crescer, o fundo irá aumentar de tamanho, quantidade de imóveis e você continuará sendo sócio/dono.

Aproveite o fluxo de caixa e reinvista, é isso que fará de você um ricaço vivendo de aluguel e dividendos.

Que venha de ações para fiis ou de fiis para ações, entenda aonde está colocando o seu dinheiro e faça o que precisa ser feito.

E o que precisa ser feito? Comentários nos grupos do Whatspp? CLARO QUE NÃO!

Você precisa focar em ganhar mais dinheiro e continuar jogando $$ pra bolsa, ela fará sua grana trabalhar enquanto você tira o seu próprio coro trabalhando sol após sol, quando tiver dinheiro na corretora então abra e compre.

Faça isso e nos falamos em 2030.

Espero que tenham curtido este artigo, comenta ai se você tem gostado do conteúdo do Blog.

Eu mando sempre notificação na lista do Telegram, se ainda não está lá CLIQUE AQUI.

Um abração,

Rodrigo Colombo.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 Replies to “Fiis ou Ações? Qual o melhor investimento?”

Cristiano

Esta de parabéns mano, continua assim cara! Precisamos de pessoas assim que ajudam os outros nos ensinamentos…parabéns

Rodrigo Colombo

Contem comigo!

Marcely Reis

👏👏👏 obrigada pelos ensinamentos de sempre, Rodrigo!

Rodrigo Colombo

Eu que agradeço por estarem aqui!

Eduardo Gomes

Boa chefão!!

Borba

Parabéns pelo conteúdo de qualidade Rodrigo, o conhecimento adquirido com a prática é o mais rico de todos e você teve a humildade de compartilhá- lo conosco. Obrigado!

Rodrigo Colombo

TMJ, obrigado pelas palavras!