Nomes Estranhos

Formador de Mercado ou Market Makers

Formador de Mercado ou Market Makers
Junte-se a mais de 45.000 pessoas

Entre para a minha lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Olha eu aqui novamente, desde o dia 07 de janeiro de 2020 eu recebi umas 10 mensagens sobre o Fato Relevante que saiu no HSML11 sobre o rompimento do contrato com a XP Corretora para formador de mercado.

formador de mercado

A imagem acima é sobre o fato relevante que falei antes.

Agora vamos lá, irei usar o exemplo do HSML mas na verdade eu quero mesmo é explicar sobre o caso, sobre algo que está na penúltima linha deste fato relevante.

A rescisão com a XP Corretora foi sobre o serviço de Formador de Mercado e não sobre serviço de venda de cotas ou sei lá o que estavam pensando que fosse.

O que é um Formador de Mercado ou Market Maker?

Primeiro de tudo, os dois nomes são a mesma coisa porém em línguas diferentes, alguns economistas gostam de usam Market Maker para dizer que sabem falar inglês ou para dificultar com termos bonitos.

O formador de mercado é uma pessoa jurídica, devidamente cadastrada na B3, que se compromete a manter ofertas de compra e venda de forma regular e contínua durante a sessão de negociação, fomentando a liquidez dos valores mobiliários, facilitando os negócios e mitigando movimentos artificiais nos preços dos produtos.

Explicação da B3 sobre Formador de Mercado

Em resumo e traduzido para o Português

O formador de mercado ajuda o fundo no início da sua vida na bolsa, para que não assuste os investidores não tendo liquidez, entra em jogo o formador de mercado que presta serviço para o fundo comprando e vendendo durante o dia dando oportunidade aos investidores que precisam movimentar durante o dia.

Os formadores de mercado devem atuar diariamente respeitando os parâmetros de atuação. No entanto, caso o mercado apresente comportamento atípico, com oscilações fora dos padrões regulares, o formador de mercado poderá ter, com consenso da B3, seus parâmetros alterados ou ser liberado de suas obrigações durante a sessão de negociação.

Quando o fundo atinge uma quantidade maior de negociações sem que seja mais necessário o Formador de Mercado, então a empresa que presta serviço é liberada das suas funções.

Este foi o caso que aconteceu com HSML11, a XP Corretora realizava o serviço de Formador enquanto fundo ainda era novo, agora que o fundo já tem uma certa liquidez sem o formador, devido a quantidade de cotistas o formador pode sair de cena.

Isso não é ruim pra ninguém a não ser pra XP, mas o fundo não perde nada com isso, na verdade mostra que o fundo cresceu e está caminhando sozinho.

E ai, conseguiu entender?

Até o próximo,

Rodrigo Colombo.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

One Reply to “Formador de Mercado ou Market Makers”

Vinicius

Sempre trazendo novos conhecimentos , excelente