ações

Grupo Fleury, conhecendo a FLRY3!

Grupo Fleury, conhecendo a FLRY3!
Junte-se a mais de 45.000 pessoas

Entre para a minha lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Atualmente, é interessante ver como os segmentos de saúde, medicina e farmácia ganharam importância no nosso cotidiano, não é verdade? Então, empresas como Grupo Fleury (FLRY3) e Raia Drogasil (RADL3) têm crescido e se destacado dentro do mercado financeiro.

Assim, isso se refletiu de maneira direta na entrada de novas empresas desses segmentos na bolsa de valores. Mas como essas empresas se comportam no mercado? Quais são os seus diferenciais?

Portanto, para discutir um case de empresa do setor, vamos falar sobre uma das “small caps” mais conhecidas da bolsa de valores: o Grupo Fleury, ou FLRY3.

Por que o grupo Fleury, embora seja classificado como uma “small caps”, chama a atenção dos investidores? A seguir, veremos alguns pontos para refletirmos.

Conhecendo um pouco do grupo Fleury…

 Então, o que é o grupo Fleury? O que ele faz na prática?

Antes de mais nada, é preciso saber que o grupo Fleury é um dos mais reconhecidos centros de medicina diagnóstica e laboratórios de análises clínicas do Brasil.

Logomarca do grupo Fleury
Figura 1: Logomarca do Grupo Fleury.
Fonte: : http://anpei.org.br

Além disso, um pouco mais de detalhes sobre o grupo Fleury: ele foi fundado em 1964 e possui sua principal sede é em  São Paulo – SP. Desde 1982, o grupo vem se destacando por sua política de melhorias e inovações progressivas.

Como essas melhorias e inovações se refletem na história da empresa?

Com o propósito de evoluir dentro do seu modelo de negócio, a empresa tem um histórico de aprimoramentos e avanços bem significativos, como:

  • 1983 – o grupo passa a ser pioneiro em soluções de medicina integrada;
  • 1998 – primeiro laboratório a disponibilizar seus resultados através da Internet;
  • 2004 – resultados de exames com dados históricos;
  • 2017 – lançamento do portal de genômica;
  • 2019 – lançamento do primeiro laboratório 100 % digital do Brasil.

Através da análise desses pontos, fica evidente que o grupo Fleury tem um posicionamento estratégico de mercado bastante inovador, o que é essencial para se destacar no segmento em que atua.

Desse modo, o grupo Fleury consegue permanecer em uma posição mais competitiva do que seus principais concorrentes, principalmente os concorrentes de menor potencial de inovação.

A empresa tem uma grande capacidade de incorporar laboratórios regionais menos expressivos para composição do portfólio de laboratórios da sua rede.

Atualmente, em meados de 2020, o grupo Fleury possui mais de 250 unidades de atendimento em 8 estados mais 25 centros médicos em hospitais (Figura 2).

Mapa com a distribuição dos laboratórios pertencentes ao grupo Fleury em alguns estados brasileiros.
Figura 2: Mapa com a distribuição dos laboratórios pertencentes ao grupo Fleury em alguns estados brasileiros.
Fonte: Adaptada da Apresentação Institucional (Jan / 2020).

Além disso, a empresa também disponibiliza testes para mais de 600 laboratórios de análises clínicas. Ou seja, o grupo Fleury atua em 3 modelos de negócios e serviços diferentes.

Mas, de qual desses segmentos vêm a maior parte dos lucros da empresa?

Para entender isso, vamos dar uma olhada no gráfico da figura 3.

Percentual de contribuição dos modelos de negócio para a receita do grupo Fleury.
Figura 3: Percentual de contribuição dos modelos de negócio para
a receita do grupo Fleury.
Fonte: Adaptada da Apresentação Institucional (Jan / 2020).

Assim sendo, a figura 3 mostra que as unidades de atendimento podem ser consideradas as maiores geradoras de receita para a empresa. E isso faz todo o sentido por uma questão de maior demanda recorrente!

Quais as vantagens competitivas do grupo Fleury?

A primeira vantagem competitiva que me chamou a atenção é a segmentação das unidades de atendimento, ou seja, existem três tipos de classificações de unidades de atendimentos:

  • Premium – Fleury Medicina e Saúde
  • Intermediário – LABS , A + medicina diagnóstica, LAFE e DiagMax.
  • Básico – Laboratório Campana até você.

Nesse sentido, a diversificação dos tipos de unidades de atendimento cria a possibilidade de atingir vários nichos da população através da prática de preços diferenciados dos exames e métodos diagnósticos.

Isso num mercado extremamente competitivo é uma baita vantagem competitiva!!

Além disso, o grupo Fleury ainda tem outras importantes vantagens competitivas como:

  • Portfólio completo de exames – mais de 3500 tipos de exames;
  • Exames de alta qualidade usando técnicas avançadas de detecção;
  • Certificações e acreditações internacionais;
  • Integração de resultados dos exames entre as áreas de análises clínicas, genômica e diagnóstico de imagens;
  • Presença nos grandes centros urbanos do país;
  • Investimento em pesquisa, inovação e desenvolvimento;
  • Vasto conhecimento da cadeia do setor de saúde;
  • Excelência na prestação de serviços;

Então, todos esses aspectos fazem com que o grupo Fleury tenha uma série de vantagens competitivas de mercado que permitem que tenha diferenciais em relação aos seus principais concorrentes.

Agora vamos ver um pouco da empresa e seus aspectos na bolsa de valores!

O Grupo Fleury na bolsa de valores…

O grupo Fleury, ou FLRY3,  é uma empresa do segmento de novo mercado da B3, classificada no segmento de saúde e medicina diagnóstica.

A princípio, o IPO da empresa aconteceu no ano de 2009, ou seja, a empresa já tem mais de uma década de negociações na bolsa de valores.

Atualmente, as ações do Grupo Fleury que são negociadas na B3 são ações ordinárias em lotes (FLRY3) ou unitárias (FLRY3F) e não existem ações preferenciais e “units” da empresa.

As ações ordinárias FLRY3 apresentam um “tag along” de 100 % e um excelente free float” de 61,5 %. O total de ações a mercado é superior a 303 milhões.

Agora, vamos ver o comportamento da cotação da FLRY3 ao longo dos últimos 12 meses? Considerando a data base de junho de 2020…

Há um ano, a cotação da FLRY3 estava cerca de R$ 25,54. Hoje, a cotação da FLRY3 está quase no mesmo valor, R$ 24,92. Ou seja, mesmo com a recuperação gradual do mercado com a pandemia de COVID-19, a empresa já recuperou seu valor de junho de 2019.

Na minha visão, um dos pontos que auxiliou nessa recuperação de mercado foi a importância do segmento de laboratórios de análises clínicas em tempos de pandemia, pelo aumento do número de exames laboratoriais para COVID-19 realizados.

Pagamentos de dividendos da FLRY3

De acordo com o que foi discutido anteriormente, uma das etapas do modelo de negócio do grupo Fleury é a aquisição de laboratórios regionais para integrar o seu portfólio.

Por isso, pode-se considerar que embora a FLRY3 seja uma “small cap”, a empresa tem avançado bastante no mercado de medicina diagnóstica.

Portanto, com a incorporação de novas unidades de atendimento, a empresa usa o lucro para expandir sua rede de laboratórios, ao invés de distribuir dividendos “gordos” aos seus acionistas.

Dessa maneira, os valores dos dividendos da FLRY3 e seu dividend yield anual de 3,71 % (junho de 2020), é considerado bastante reduzido em comparação com as maiores empresas pagadoras de dividendos.

Minha opinião sobre a FLRY3…

De fato, na minha opinião, investir na FLRY3 para composição de uma carteira de investimentos diversificada é algo bastante interessante por alguns aspectos:

  • Demanda crescente por exames de medicina diagnóstica especializados considerando o aumento da expectativa de vida da população;
  • O ótimo modelo de negócio proposto pelo grupo Fleury;
  • Os dados econômicos que mostram que a FLRY3 tem um balanço financeiro bem consistente.

Contudo, a única ressalva que tenho quanto a empresa é pelo fato de ainda ser uma “small cap”, ou seja, o investidor iniciante não deve se expor tanto quanto em empresas mais consolidadas.

Fonte: Apresentação Institucional do Grupo Fleury (Janeiro de 2020).

Então, você tem a empresa em carteira? Faz uso dos serviços prestados pelo grupo Fleury?

Por favor, me conta aí nos comentários!!

Se você é um investidor iniciante e quer saber mais sobre a diferença entre fundos imobiliários e ações, leia esse artigo do nosso blog.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “Grupo Fleury, conhecendo a FLRY3!”

Empresas da bolsa, 5 primeiros passos para analisar! - Rodrigo Colombo

[…] Se quiser saber mais detalhes sobre o grupo Fleury, clique aqui. […]

NTCO3 ações e análise do Grupo Natura & Co | Rodrigo Colombo

[…] quiser ler a respeito da análise de outras empresas como o Grupo Fleury, Weg e Engie Brasil, basta clicar nos nomes para ser redirecionado para posts aqui no […]