É possível sim mudar sua vida Financeira. Basta VOCÊ querer!

Se começar hoje, além de mudança de vida, você garante um aposento Digno! (Deixe seu email que tenho dicas pra você.)

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

O que é o Tesouro Direto? Saiba tudo sobre

O que é o Tesouro Direto? Saiba tudo sobre

Antes de entrar nas partes mais técnicas e burocráticas de o que é o Tesouro Direto, você como investidor precisar saber de forma limpa e clara que o Tesouro Direto é uma das formas mais simples, seguras e baratas de investir seu dinheiro.

O investimento no tesouro direto é basicamente um investimento no governo, garantido por leis que asseguram bens investidos.

Se você já leu os meus outros conteúdos, saiba que o FGTS Inativo é uma boa fonte de renda para investir no Tesouro Direto.

O investidor compra títulos públicos, que basicamente o tornam sócios recebedores da nação.

Assim como investir em uma empresa qualquer, startup ou coisa do tipo, Tesouro Direto é uma forma simples de investir e lucrar com juros pagos pelo governo.

Toda vez que o governo financiar a sua dívida interna e precisar de dinheiro, ele irá emitir títulos públicos federais.

Quem tiver interesse no Tesouro Direto compra esses títulos emprestando o seu dinheiro para o governo, que se garante devolver o dinheiro novamente ao investidor até uma data estabelecida, porém com juros.

O Recente sucesso do Tesouro Direto

Até algum tempo atrás, apenas investidores mais experientes e somente aqueles que estavam realmente no meio conheciam essa forma de investimento.

Com a instabilidade da inflação e de toda a economia, o Governo precisou abrir mão de mais títulos e isso fez com que o mercado recebesse uma onda enorme de investidores que procuram esse tipo de investimento.

Com a ferramenta Google Trends, do Google, conseguimos ver o crescimento que a palavra tesouro direto teve nos últimos 5 anos até chegar onde estamos hoje.

o que é o tesouro direto

Todo esse movimento se deu através de vários fatores, principalmente pela mídia que tem falado sobre o Tesouro Direto todos os dias nos telejornais mais assistidos no Brasil.

É realmente bem comum você escutar o William Bonner, falando sobre o Tesouro Direto.

Os tipos do Tesouro

O tesouro direto, é formado por alguns tipos, que variam basicamente sua forma de ganho e a variação dos juros que serão acrescidos no valor do investimento.

Tesouro Prefixado

No momento da compra do Prefixado, o investidor já sabe quanto vai ganhar e qual será a taxa de juros que ele vai receber no final do período de investimento.

Cada título irá trazer um retorno de R$ 1.000,00, que é o valor de face.

Este investimento é bom para aqueles que precisam de um valor exato para uma data exata. Se você precisa de 50 mil reais, pode comprar 50 Títulos que você terá o valor correto no final do período de investimento.

Tesouro Pós-Fixado

Na compra do Pós-fixado, o investidor não sabe qual será o rendimento do título.

Esse tipo de investimento tem um retorno que acompanha a taxa Selic que varia ao longo do tempo por diversos fatores.

Se a taxa Selic subir, o Pós-fixado rende mais; caso a taxa volte a cair, ele renderá menos.

O Pós-Fixado é o investimento mais indicado para um cenário em que a taxa de juros vá subir por motivos econômicos.

Além de ser o mais indicado para aqueles que irão trabalhar em situações de alta taxa de juros, o Pós-Fixado é o mais seguro de todos os Títulos. Ele é ideal para aqueles que não estão interessado em seguir as notícias para saber se vai ou não ganhar com o tesouro, basta deixar os dias passarem.

Tesouro IPCA

IPCA significa Índice Nacional de Preços ao Consumidor, ou seja, Inflação.

Este tipo de tesouro ele segue a inflação do país, assim como no Pós-Fixado, o investidor não tem a noção correta do que irá receber no final de toda a operação, sendo que a inflação oscila sempre.

O investimento através do IPCA é uma melhor escolha para aqueles que tem conhecimento que a inflação do país está para subir, investindo nesta modalidade e nesta época, mesmo em tempos mais difíceis se consegue aumentar o patrimônio e ainda ganhar dinheiro com a inflação.

Simulação do Tesouro Direto

Para que vocês possam entender um pouco mais, fiz algumas simulações no portal da Easy Invest (Esse post não é patrocinado…#paganóiseasy 😛 ).

Caso queiram simular, acessem o Simulador da Easy Invest.

Eu uso essa plataforma para investir no Tesouro então utilizei para que vocês possam entender um pouco mais, no dia de hoje qual renderia mais e qual renderia menos.

Nas simulações que eu fiz, utilizei investimento de 1 ano com investimento de apenas R$1000,00.

Para a data de hoje, o que mais me renderia seria o Pós-Fixado, que acompanha a Selic. Como acabamos de falar, o Pós não nos garante a rentabilidade, então, este valor é algo aproximado utilizando as taxas do dia de hoje

Existem várias ferramentas de investimento que você pode utilizar para saber qual seria o melhor formato para você e também várias empresas especialistas na área.

Como já mencionei, eu utilizo a Easy Invest porque quando precisei eu a encontrei com maior facilidade e me agradou, não tenho qualquer tipo de ligação com a empresa.

Procure a que mais se encaixa na sua forma de investir e comece hoje, não perca tempo e não deixe passar mais nenhum dia para investir, AGORA É A HORA DO TESOURO DIRETO!  🙂

Espero ter ajudado você a entender como funciona o tesouro e em qual modalidade investir no seu caso.

Até mais!

Sobre o Autor

Rodrigo Colombo
Rodrigo Colombo

Formado em Administração e Gestão Financeira, Empreendedor Digital com mais 5 projetos em andamento. Sempre gostei de Finanças e Investimento, o que me levou a Gestão Financeira.

Fale Comigo!