Planejamento Financeiro: Como fazer e por onde Começar

O planejamento financeiro é a base para o sucesso de qualquer empreendimento. Sabendo como está a saúde financeira de sua empresa ou mesmo de sua vida pessoal, você não terá qualquer tipo de problema em razão de dívidas mal calculadas, de saldo negativo no cheque especial ou de má utilização do cartão de crédito. Com o controle correto de suas finanças, você poderá aproveitar com mais calma todos os seus momentos, sabendo que detém o controle sobre o seu lado financeiro.

Uma das grandes dúvidas que pode surgir quando você pretende fazer o seu planejamento financeiro é por onde começar. O que podemos adiantar é que um bom planejamento das finanças deve começar, muito antes das planilhas e dos papéis, em sua própria mente. Ao resolver fazer o controle de suas finanças, você já deu o primeiro grande passo.

Isso acontece porque temos como costume visceral a procrastinação. Sempre achamos que algo pode ser feito depois e protelamos sua realização, seja por não saber exatamente como fazer ou por ter algum receio de enfrentar uma situação desagradável. No planejamento financeiro, você pode ter receio das dívidas que vai encontrar por exemplo, mas, quando der o pontapé inicial, vai ver que é mais fácil do que imagina.

Comece a fazer o seu planejamento financeiro

Para fazer o seu planejamento financeiro é necessário levantar todos os números que você tenha, como contas bancárias, saldo do caixa, contas a pagar, contas a receber e qualquer outra obrigação rotineira ligada a finanças.  😎

Esse início pode ser meio difícil, podendo deixar escapar alguma coisa, mas não é preciso se preocupar com isso no primeiro momento. Tenha uma visão geral de todas as suas contas e mantenha a disciplina para levar em frente o controle.

O planejamento financeiro é uma atividade que deve ser feita diariamente, completando dados e analisando o seu fluxo de caixa, verificando quando irá receber algum montante e onde ele deve ser aplicado.

Em qualquer situação, o planejamento financeiro deve ter como base os valores a receber. A partir disso, você irá saber onde aplicar, sem se deixar levar por dívidas ou empréstimos. Gaste o quanto ganha: esta é a premissa básica. Partindo desse princípio, você vai aprender a gastar menos do que ganha e, dessa forma, começar a economizar para investir em seus objetivos.

O planejamento financeiro permite que você pense no seu futuro de forma estratégica. Pode até ser interessante viver o presente, mas fazer a projeção de ganhos e resultados oferece maiores vantagens, já que possibilita estabelecer planos e objetivos.

Existem diversas maneiras de você fazer o seu planejamento financeiro, seja através de planilhas, de aplicativos ou até mesmo de anotações em um caderno. Procure a forma que mais seja adequada e comece registrando tudo o que ganha ou gasta. Se você não controlar suas finanças, será controlado por elas.

Veja as três dicas principais para fazer o seu planejamento financeiro:

1.     Faça o registro e acompanhamento de todos os movimentos

planejamento financeiro

Encontrando o método mais adequado de fazer o seu planejamento financeiro, você deve fazer o registro de todas as entradas e saídas de dinheiro, seja através do caixa ou de sua conta bancária.

Ao mesmo tempo, anote também compras em cartões de crédito e outras formas de pagamento a prazo, inserindo os valores que devem ser pagos na data de vencimento. Assim, você saberá que tem aquele compromisso naquela determinada data.

Se tiver contas a receber, coloque os valores também nas datas marcadas para recebimento. Essas anotações irão lhe fornecer o fluxo futuro do seu caixa, permitindo saber se terá ou não fundos suficientes para cumprir com suas obrigações.

2.     Analise e corte os gastos supérfluos

planejamento financeiro

Muitas das despesas que temos todos os meses podem ser consideradas totalmente supérfluas, mas não nos damos conta disso no dia a dia. Com as anotações no seu planejamento financeiro, você poderá analisar melhor onde está indo o seu dinheiro.

Assim, poderá ver que muitas despesas não precisam ser feitas e, podendo elimina-las, você irá economizar seu dinheiro para coisas mais importantes. Com a análise dos custos mensais, sempre será possível reduzir gastos e economizar.

3.     Aprenda sobre finanças

planejamento financeiro

Um dos pontos que somos obrigados a lhe dizer é que, a partir do momento que você começar o seu planejamento financeiro, você irá se interessar cada vez mais pelos resultados positivos.

Se você não tem maiores conhecimentos sobre finanças, investimentos e economia, esta é a hora de aproveitar e procurar aprender mais. Principalmente porque você não vai ficar contente apenas com os resultados das economias que está fazendo, procurando ganhar dinheiro com o dinheiro que está parado em sua conta no banco.

Procure um consultor financeiro, coloque suas dúvidas e faça valer todo o seu trabalho conseguido com o planejamento financeiro. Você terá muito mais equilíbrio emocional e uma visão melhor do que pode fazer com o dinheiro que ganha.