Turbine sua renda com Fundos de Investimentos

A maioria das pessoas não dispõe de tempo, ou ainda precisam estudar mais para saber investir. Sendo assim, a principal escolha sensata são os Fundos de Investimentos.

Mas você sabe o que é isso? Caso esteja investindo, conhece bem todos os detalhes dessa modalidade de investimento?

A prática de investir em fundos é comum, principalmente no Brasil.

A maior parte da população não se sente segura em como usar seu dinheiro guardado, e confia suas economias em bancos e outras instituições financeiras.

Alguns Fundos de Investimentos também se mostram uma alternativa para quem quer ampliar sua capacidade de gerar renda passiva.

Mas aqui cabe um alerta: apesar de existir infinitas opções, alguns destes não se mostram tão atrativos assim. E o pior: podem até mesmo fazer com que você perca dinheiro.

E neste artigo, você terá a oportunidade de entender mais sobre Fundos de Investimento, para que comece a investir sem medo e com total certeza que terá bons rendimentos.

O que são Fundos de Investimentos?

Pense num condomínio, prédio ou apartamento, em que as pessoas moram ou têm seus negócios.

Existe uma administração que tem, como objetivo principal, zelar pela boa ordem e prover serviços diversos para os condôminos.

Todos pagam, mensalmente, uma taxa para essa administração, e ela então fica responsável em manter esses serviços em dia.

Isso ilustra muito bem como funciona os Fundos de Investimentos. Existe um  ou mais administradores (gestores), que recebem seu dinheiro e fazem com que ele trabalhe para você.

Estes profissionais aplicam os recursos dos investidores em diversos ativos, e entregam os rendimentos de acordo com sua performance, que podem ser reinvestidos nestes mesmos fundos.

As instituições financeiras e bancos costumam cobrar taxas de administração e custódia dos investidores, justamente para cobrir os custos relacionados com as operações, além dos impostos.

Com os Fundos de Investimentos, é possível investir em títulos e outros ativos, que requerem um investimento inicial maior.

Tipos de Fundos de Investimentos

Existem diversas opções relacionadas com Fundos de Investimentos, e irão depender de quanto você está disposto a investir.

Segue alguns exemplos:

  • Fundos de Renda Fixa: Como o próprio nome diz, os gestores destes fundos investem em títulos de renda fixa. Estes podem incluir papéis do Tesouro Nacional, CDB’s, LCI’s e LCA’s. A grande vantagem está no baixo risco atrelado a esta modalidade, e alguns destes possuem liquidez diária. É uma opção excelente, caso você seja mais conservador, e quer manter um bom rendimento de seu dinheiro, alocando 50 % de seu patrimônio total.
  • Fundos de ações: nesse caso, os gestores usam os recursos para investir em ações. Um gestor escolhe as empresas e, ativamente, realiza  a compra e venda dos ativos, de acordo com sua experiência neste mercado. Apesar de ser um pouquinho mais arriscado, esses Fundos de Investimentos têm uma boa rentabilidade, e são excelentes para quem tem uma visão de longo prazo mais arrojada. É interessante dedicar de 20 a 30% do patrimônio nesses fundos.
  • Fundos multimercados: aqui, além de ações, os gestores usam o dinheiro para investir em opções, índices, dólar e outros ativos menos comuns, como o ouro. Esses fundos são extremamente voláteis, mas que podem trazer altos ganhos em cenários incomuns. Ideais para manter como um “seguro” em sua carteira, é interessante ter uma pequena parte do montante investidos nesses fundos, algo entre 3 a 5 % de seu patrimônio.

É claro que existem muitos outros tipos, até mesmo que envolvem tanto renda fixa como variável. É por isso que você deve fazer uma pesquisa e analisar quais deles se encaixam no seu perfil.

Porém, existe outras coisas para se levar em conta para escolher um bom Fundo de Investimento, que lhe traga bons retornos e sem dores de cabeça.

O que avaliar em um Fundo de Investimento?

Como você sabe, investir em Fundos de Investimento é uma prática comum, e uma excelente opção para quem quer deixar seu dinheiro nas mãos de pessoas competentes.

Existe, porém, algumas coisas a serem avaliadas, ainda mais se tratando de uma modalidade que possuem vários produtos no mercado.

A primeira coisa a se levar em conta é, como dito, quais os ativos que compõe este fundo, e a liquidez do mesmo.

Cuidado ao investir seu dinheiro em fundos que exigem um tempo mínimo de aplicação. Sempre tenha em sua carteira opções que proporcionam liquidez diária, caso precise para alguma emergência.

Existem ativos que apresentam alta volatilidade, com altas oscilações durante os dias em que o dinheiro fica investido. Nesses casos, nunca coloque muito de seu patrimônio financeiro em fundos que investem nestes tipos de recursos.

O mais importante, além disso tudo, é estar atento as taxas cobradas pelas instituições e bancos que fornecem esses Fundos de Investimento.

Não aceite produtos que cobrem mais de 1% ao ano de taxas de administração. No longo prazo, seus rendimentos são corroídos, e podem até mesmo trazer prejuízos para seu patrimônio.

Uma dica importante: ao invés de focar sua atenção em instituições e bancos conhecidos, procure por corretoras menores, e que ofereçam mais opções, como os multimercados.

Considerações finais

Investir é um hábito. Um planejamento constante.

E é necessário, muitas vezes, reconhecer que é impossível conhecer e dominar todas as modalidades de investimentos.

Justamente por esse motivo, que é interessante deixar parte de seu dinheiro em bons Fundos de Investimentos.

Como você pode perceber, é possível usa-los para garantir bons rendimentos seguros, procurar oportunidades para crescer seu patrimônio.

São uma excelente oportunidade, inclusive, para montar seguros contra os famosos “cisnes negros”, que vez por outra abalam a nossa economia.

Agora que você conhece um pouco mais sobre essa modalidade, que tal começar a buscar bons Fundos de Investimentos, que façam seu dinheiro trabalhar para você?

Deixe seu comentário se achou alguma corretora ou instituição com boas opções, e não se esqueça de compartilhar este artigo com seus amigos.