Estar calmo no dia a dia também significa dinheiro. Não é um fim em si mesmo, mas pode comprar liberdade e serenidade. Descubra como, com 3 hábitos essenciais, fazer melhor uso do seu dinheiro e permanecer zen todos os dias.
Viva melhor com o seu dinheiro e seja zen: os 3 hábitos que mudam tudo
Gerenciar seu dinheiro é frequentemente visto como um negócio chato e complicado. Certamente há atividades mais agradáveis. Mas pode ser rápido e fácil, ao mesmo tempo que é extremamente útil e benéfico.
Por quê?
O dinheiro certamente não é um fim em si mesmo. Ele é apenas uma ferramenta. E bem gerida e bem utilizada, esta ferramenta permite-lhe garantir o seu dia a dia, preparar o seu futuro e o da sua família, oferecer-se e oferecer momentos e presentes sem pensar muito nisso.
Em outras palavras, administrar seu dinheiro de maneira adequada traz liberdade e paz de espírito. Não conheço nenhuma compra mais útil e benéfica.
E você pode fazer isso sem estresse. Simplesmente aplicando 3 hábitos essenciais diariamente para ser sereno com seu dinheiro e suas finanças.
Esses hábitos foram essenciais para recuperar o controle de minhas finanças. E ainda os uso hoje para uma gestão financeira fácil, simples e eficiente.
Registre suas despesas do dia a dia e viva melhor com o seu dinheiro
Um notebook tão pequeno não é volumoso e cabe facilmente em qualquer lugar, no bolso de uma jaqueta ou calça, em uma bolsa ou mochila.
Assim que faço uma despesa, anote, detalhando:
- a data e às vezes a hora
- quantidade
- os meios de pagamento (cartão bancário, cheque, dinheiro, transferência, etc.)
- a finalidade da despesa (café da manhã, compras, gasolina, etc.)
Se necessário, especifique informações adicionais.
- Por que fazer isso?
- Tenho certeza que não esqueço de gastar
- Tenho certeza que tenho um orçamento atualizado
- Estou muito ciente de todas as minhas despesas, mesmo as menores
Para (re) cuidar de suas finanças, nada melhor. É muito mais eficiente do que apenas examinar seus extratos de conta.
E então, é a maneira mais eficaz de manter suas finanças e orçamento sob controle.
Um pouquinho de lado nas pequenas despesas
A preocupação com pequenas despesas pode parecer contraproducente. Intuitivamente, tenderíamos a nos preocupar apenas com despesas maiores. Eles são de fato uma fonte de economia a ser considerada. Mas as pequenas despesas não devem ser esquecidas. Seu interesse está em sua multidão e repetição .
Gerenciar e seguir um orçamento para viver melhor com o seu dinheiro
Mais chato e desagradável do que gerenciar suas finanças pessoais? Sim, é possível: gerencie e siga seu orçamento! Em qualquer caso, é assim que é mais frequentemente percebido. No entanto, um não funciona sem o outro. Na verdade, administrar e seguir seu orçamento é a base para administrar bem o seu dinheiro e para acumular riqueza e ficar mais rico (a ideia não é ficar rico pelo simples prazer de acumular dinheiro, a ideia é garantir sua vida diária, seu futuro e de seus entes queridos). E, por que não, conquiste sua independência financeira.
Então, sim, você deve ter, gerenciar e seguir um orçamento.
O mais complicado é constituir, fazer o seu orçamento. E, novamente, tudo é relativo. Depois que seu orçamento for criado, você ainda terá que segui-lo. Ou seja, certifique-se de não sair de moda demais ou de que seu orçamento ainda corresponda ao seu dia a dia. Se isso acontecer com muita frequência, altere seu orçamento. Porque é o seu orçamento que se adapta à sua vida, e não o contrário.
É aqui que os relatórios de despesas diárias são úteis: fornecem uma base segura e fatual.
Você tem que seguir seu orçamento todos os dias?
Você poderia. Ou pelo menos você poderia consolidar suas despesas diárias em seu orçamento. Mas também é uma maneira complicada de gerenciar seu dinheiro. Eu sugiro que você faça isso uma vez por semana. Isso é o que eu faço como parte de minhas operações de monitoramento e minhas revisões semanais. É muito rápido e muito simples. E isso proporciona uma certa segurança e serenidade. E o mais importante, use uma ferramenta de gerenciamento de orçamento.
Pague-se primeiro
Estar ciente de seus gastos e criar seu orçamento permitirá que você reduza seus gastos. Então, monitorar regularmente seu orçamento garantirá que você gere um pequeno superávit a cada mês.
Então, sim, você tem razão em se permitir essa compra e em se dar a si e aos outros esse prazer. Você ganhou esse dinheiro, você também ganhou o direito de se dar ao luxo e relaxar.
Mas, ao agir assim com muita frequência, você corre o risco de não colher os frutos de seus esforços e de não ser capaz de garantir sua vida diária e seu futuro. Na verdade, esses prazeres devem ser incluídos em seu orçamento para ter o melhor dos dois mundos:
- te fazer feliz sem culpa
- economize e invista sem frustração
A solução para não desperdiçar seu superávit mensal?
Retire de sua conta-corrente o mais rápido possível, assim que seu salário, ou qualquer outra renda, tiver diminuído.
Pague-se primeiro, é isso.
Pague-se primeiro é retirar de sua conta-corrente de dinheiro para investir para abastecer suas poupanças preventivas e seu investimentos. Ao fazer isso, você aproveitará ao máximo seus esforços e sua vida diária.
Um fundo de precaução?
Um fundo de precaução reúne economias que estão prontamente disponíveis para lidar com eventos imprevistos e tempos difíceis. Uma falha de carro ou caldeira não é mais uma dor de cabeça financeira: você pode financiar o reparo ou a compra sem se colocar em perigo.
Conclusão sobre os princípios para que você viva melhor com o seu dinheiro
Para manter suas finanças pessoais sob controle, obtendo o máximo de benefícios e benefícios e mantendo tudo simples, aconselho você a seguir estes 3 hábitos:
- Registre suas despesas do dia a dia
- Gerencie e siga seu orçamento
- Pague-se primeiro
Ao aplicar esses três hábitos, você sabe que será capaz de:
- enfrentar as despesas planejadas para o próximo mês
- lidar com despesas imprevistas
- agradar a si mesmo sem risco, culpa ou frustração
- prepare e financie seu futuro, seus projetos ou os estudos de seus filhos
Se isso não significa viver melhor com o seu dinheiro e ter paz de espírito no dia a dia, não sei o que é!
Um forte abraço,
Rodrigo Colombo